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Artigos aprovados no cobenge 2023

Publicado: Segunda, 12 Junho 2023 00:08 | Última Atualização: Segunda, 06 Novembro 2023 12:24 | Acessos: 223

Grandes conquistas alcançadas pelo PET Elétrica. Estamos orgulhosos em compartilhar que cinco de nossos artigos foram aprovados no prestigioso cobenge ! Confira abaixo nossos trabalhos e acompanhe seus resumos,  junto do link para acessar o trabalho na íntegra:

Resumo: O esforço das instituições de ensino superior em reter seus alunos ainda é um desafio no Brasil. Diante disso, este trabalho apresenta atividades realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Engenharia Elétrica, de uma universidade pública da região amazônica, para auxiliar os alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica (FEEB) ao longo do curso. Uma iniciativa para ajudar a combater a evasão no ensino superior. Para isso, foram realizadas palestras e minicursos de acordo com as grades curriculares dos cursos de engenharia. Dentre os cursos destaca-se a utilização de softwares e plataformas, disponibilizados via Youtube e plataforma Moodle, tais como: Arduino, Octave, Google Planilhas, programação em linguagem C e AutoCAD. Os cursos foram bem aceitos pelos alunos, alcançando mais de 900 visualizações. Acesse o trabalho completo clicando aqui.

Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade essencial para desenvolver o senso crítico e o raciocínio dos seres humanos. Ao introduzir essa habilidade nas salas de aula, é possível oferecer uma abordagem mais contextualizada e aplicada, especialmente nas áreas de exatas e Engenharias. Começar a ensinar o pensamento computacional desde o Ensino Fundamental proporciona aos alunos uma maior exposição a diversos conhecimentos, o que pode influenciar suas escolhas futuras de cursos universitários. Além disso, a incorporação de tecnologias no ensino e a adoção de novas abordagens educacionais são componentes essenciais da educação voltada para a sociedade do século XXI. A atividade proposta para os alunos do 8º ano possibilitou um acompanhamento do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A abordagem lúdica e simples permitiu introduzir conceitos fundamentais para o raciocínio humano, como a lógica na resolução de problemas. Essa atividade serviu como uma forma de despertar o interesse dos alunos e oferecer-lhes noções essenciais para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Acesse o trabalho completo clicando aqui.

 

Resumo: Esse trabalho tem por objetivo verificar o potencial que o microcontrolador Arduino possui como ferramenta didática para cursos de engenharia, com o intuito de reduzir a evasão de estudantes em cursos dessa área. Para isso, um questionário foi aplicado para estudantes dos cursos de engenharia elétrica e biomédica da Universidade Federal do Pará, objetivando coletar as dificuldades que esses estudantes apresentaram, os seus níveis de conhecimento sobre Arduino, e saber o grau de relevância dessa ferramenta para os estudantes. Após o emprego do questionário, foi possível verificar que o Arduino possui grande relevância nesse contexto educacional e pode ser uma importante ferramenta para ser utilizado para mitigar a evasão de estudantes de engenharia, consequentemente, corroborando para superar esse desafio de longa data que é a evasão em cursos de engenharia. Acesse o trabalho completo clicando aqui.

 

Resumo: Este trabalho possui por objetivo demonstrar como a pesquisa a respeito do planejamento energético pode auxiliar o Ensino de engenharia, por seu estudo necessitar de métodos computacionais com implicações em diversos campos da engenharia, paralelamente ao fato de que é abordado um tema que possui aplicabilidade e pode surtir efeitos na vida do estudante. Busca - se incentivar o aluno em seus estudos pela aplicabilidade do tema e utilidade das ferramentas necessárias. Para tal tarefa, foi demonstrado de maneira breve os princípios por trás do estudo do planejamento energético, em quais setores o uso computacional se fez presente e de que maneira sua utilização se faz necessária. É demonstrado que as linguagens de programação utilizadas, além de serem acessíveis gratuitamente, são valiosas não somente na pesquisa energética, como em várias áreas da engenharia. Acesse o trabalho completo clicando aqui.

 

Resumo: O presente artigo tem por objetivo contribuir com o ensino de inversores de frequência através de um treinamento que concilia teoria e prática de forma simultânea. A ampla utilização do inversor de frequência na indústria para controle de diversos tipos de cargas acionadas por motores elétricos torna essencial o aprendizado sobre este equipamento. São apresentados conceitos básicos sobre o inversor e tipos de cargas industriais onde sua aplicação é realizada, a metodologia do treinamento e a descrição dos experimentos práticos. O freio de Foucault foi utilizado para simular cargas aplicadas a um motor de indução trifásico e o controle do motor realizado pelo inversor de frequência CFW-11 da WEG nos modos de controle escalar e vetorial. Acesse o trabalho completo clicando aqui.

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